West Highland White Terrier: Absolutamente tudo sobre a raça desse cachorro

Será que o West Highland White Terrier é o cão certo para você? Essa raça adapta-se bem a espaços pequenos e pode ser uma boa opção para quem mora em apartamento.

Raça – West Highland White Terrier

 

Informações da raça West Highland White Terrier

Origem: Escócia

Altura: De 25 cm (fêmea) até 27 cm (macho)

Peso: 6 a 9 kg

Cores: Predominantemente branco

Expectativa de vida: 13 anos

Relação com crianças: boa

Relação com cães: amistoso, indiferente

Competência: Atento, amigável, companheiro

Necessidade de espaço: Locais pequenos são apropriados

 

Principais características do West Highland White Terrier

west-highland-terrier-caracteristicas

O West Highland White Terrier é símbolo de beleza e doçura em um cão de pequeno porte, totalmente branco. A finalidade inicial da raça era a caça de animais de mesmo tamanho ou ainda menores do que ele.

Este companheiro de aparência irresistível não possui problema para morar em apartamentos. Todavia, a falta de espaço deve ser compensada com frequentes passeios.

A vivacidade e a independência são dois aspectos marcantes no West Highland White Terrier. Sua relação com crianças é muito boa. Geralmente, as brincadeiras são realizadas sem oferecer nenhum tipo de risco para as pessoas, sendo também amigáveis nas mais variadas situações.

Indivíduos de idade mais avançada também podem se dar bem com esta raça, já que são de latir em ocasiões muito raras. Essa condição se atribui a sua característica inicial, que é a de caça.

O dono se torna o reflexo do comportamento do Westie, conhecido assim pelos mais íntimos com a raça. Ou seja, indivíduos pouco contrários ao seu jeito levado contribuem para um futuro ditadorzinho, conforme for crescendo. Por isso, é importante saber ter pulso firme para reprovar comportamentos desobedientes do animal de estimação.

Para que um cão desagradável não seja criado, é necessário que ele receba muita atenção, realizando passeios, brincadeiras e companhia constantemente. Desta forma, seu comportamento imperativo dará espaço a um modo mais amigável e carismático.

Doenças comuns no West Highland White Terrier

Doenças comuns no West Highland White Terrier

Com o avanço da idade, o West Highland White Terrier está exposto a doenças comuns para animais da sua raça, tais como:

 

  • Dermatite atópica;
  • Catarata juvenil;
  • Má-formação na articulação;
  • White shaker dog (tremor generalizado).

 

Todas estas possíveis condições, quando tratadas em fase inicial, podem ter seus efeitos reduzidos. Por isso, o recomendável é realizar consultas veterinárias periodicamente para que o cão tenha uma vida saudável e dinâmica.

Banho e tosa no West Highland White Terrier

O banho e a tosa podem ser realizados periodicamente. Caso seja exposto frequentemente à água, as proteínas contidas em seus pelos se enfraquecerão e, consequentemente, a queda da sua pelagem será frequente. O recomendável é a realização de no máximo dois banhos por mês.

 

Cuidados com os pelos do West Highland White Terrier

Cuidados com os pelos do West Highland White Terrier

A manutenção do pelo do West Highland White Terrier não exige tanto, embora seja branca e longa. De modo estético, a realização de cortes de pelo permanece bonita por alguns meses, sendo no máximo até 90 dias.

 

A escovação, por sua vez, deve ser realizada uma vez por semana. Deste modo, dificilmente os embaraços na pelagem serão formados.

Como ensinar o cachorro filhote a fazer xixi e suas necessidades no lugar certo

Preços dos filhotes do West Highland White Terrier

O preço mínimo é R$ 1.000,00 e pode chegar até a R$ 2.800,00, no máximo.

Comentários