Você sabia que os cães também sofrem com micose?

 

Você sabia que os cães também sofrem com micose

Muito comum tanto em humanos como em animais, a micose é uma infecção de pele que pode ser causada por diferentes tipos de microrganismos, especialmente por fungos. Por ser uma doença que pode ser transmitida do seu cachorro para você e sua família, a micose deve ser tratada com atenção e cuidado.

Principais sintomas da instalação da micose na pele do seu cão

Em geral, o primeiro sintoma pode ser uma leve coceira e, em seguida, é possível observar lesões que parecem crostas ou apresentam descamações na pele, manchas vermelhas e queda de pelo no local. No entanto, muitas vezes a micose pode não apresentar nenhum sintoma e, por isso, o hábito de checar patas, orelhas e focinhos do seu cão devem fazer parte da rotina diária de cuidados.

Um cão saudável pode facilmente pegar micose de um outro infectado por meio do compartilhamento de objetos, roupas e caminhas, ou mesmo pelo contato pele a pele. Além disso, os fungos causadores da micose podem viver em ambientes úmidos, no chão e na terra, passando para o focinho do seu pet no momento em que ele vai passear e ao farejar. E, se os tutores ou seus familiares estiverem com a resistência baixa, podem facilmente pegarem a infecção.

Existem diversos tipos de micoses, causadas uma infinidade de micro-organismos diferentes. No entanto, o Microsporum (Microsporum gypseum ou Microsporum canis) é o tipo de fungo causador da micose canina mais comum, e também contamina humanos. No entanto, existe uma infinidade de outros fungos, mais raros e que causam infestações mais graves e, por isso, qualquer suspeita deve ser avaliada por profissionais.

Diagnóstico e tratamento da micose canina

Só um médico veterinário pode diagnosticar a lesão presente na pele do seu cão. Para confirmar a instalação da micose, é necessário realizar a coleta de uma amostra da descamação da pele e dos pelos para envio a um laboratório especializado e identificação correta do tipo de fungo que está causando aquela micose específica.

Em casos leves, a micose pode ser tratada com a aplicação tópica de pomadas e cremes no local. Antes da aplicação do medicamento, é essencial limpar e higienizar a pele. Em casos mais graves, com grande instalação de fungos pelo corpo, ou quando seu pet apresenta micose recorrente e resistente às pomadas, é possível que o profissional indique também uma medicação via oral com efeito antimicótico, ou mesmo uma tosa especial para auxiliar o tratamento.

Em ambos os casos, é preciso lavar muito bem as lesões e aplicar cremes e pomadas cicatrizantes para ajudar a pele a se recuperar. Em cerca de 15 dias após o início do tratamento já é possível observar o início da recuperação dos pelos. Para acelerar a cicatrização, busque por loções antissépticas e bisnagas de gel cicatrizante a base de ingredientes naturais e calmantes, como a própolis.

É importantíssimo lembrar que devemos evitar o contato dos pets com crianças ou pessoas com baixa imunidade durante o seu tratamento. Evite, principalmente, que eles subam em sofás e não permita que eles duram com você em sua cama.

Como evitar a instalação de micose e a proliferação de fungos no seu cão?

Infelizmente a micose não pode ser combatida por meio de vacinas. Para evitar que seu pet seja infectado, as principais formas de prevenção são:

  • Mantenha seu animal em ambientes limpos e higienizados;
  • Lave cobertores, roupinhas e caminhas com frequência;
  • Em viagens, leve a caminha individual do seu pet;
  • Não deixe que seu pet tenha acesso a locais sujos;
  • Não permita que seu cão tenha contato com animais contaminados;
  • Dê banhos terapêuticos com frequência.

Leia mais sobre banhos terapêuticos

No caso dos banhos preventivos, os shampoos e condicionadores produzidos a partir do Própolis Verde são ideais para manter a pele do seu animal longe dessas infestações. Isso é possível devido a seu princípio ativo, que possui conhecido poder antifúngico, cicatrizante e bactericida. Todos esses benefícios sem o uso de medicamentos fortes, já que são totalmente naturais.

A linha pode ser adquirida para banhos em casa, ou você pode levar a necessaire do seu cachorro para que o pet shop dê o banho normal com os produtos trazidos de casa.

Você sabia que os cães também sofrem com micose Adicione os produtos de cuidados da Propevets ® à rotina de higiene do seu cão e proteja-o da ação de microrganismos. Conheça a linha completa de tratamento com Própolis Verde em nosso site. Acesse!

Comentários