Shih-tzu: Absolutamente tudo sobre a raça desse cachorro

Será que o Shih-Tzu é o cão certo para você? Essa raça adapta-se bem a espaços pequenos e pode ser uma boa opção para quem mora em apartamento.

Esses animais têm origem nobre e vem do Tibete, chamado de “cão leão” eles são sagrados no Budismo e, por isso, é comum vê-los pintados ao lado de Buda em algumas representações.

 

Informações da raça Shih Tzu

 

Essa raça ganhou destaque no reinado de Cixi, na China. Adotados pela família real como um animal de estimação, eles ganharam diversos nomes, até que todos os cães foram classificados e separados em duas outras raças.

 

Esses cães só foram reconhecidos como raça nos anos 40, quando chegaram à Inglaterra, ganhando assim os nobres ingleses e, posteriormente, sendo enviados para todos os lugares do mundo.

 

Principais características do Shih Tzu

A principal característica do Shih Tzu são seus olhos amendoados e arredondados, que normalmente só podem ser vistos quando seus pelos são presos como se fosse um topete. Isso porque o pelo longo é também uma das características da raça.

 

Em questão de comportamento esses são cães dóceis, muito confiantes, atentos e podem apresentar ciúme com a chegada de uma nova criança ou até mesmo outro animal de estimação.

 

Também são carinhosos, brincalhões e extrovertidos, mas precisam de atenção e carinho diários, caso contrário podem ficar um pouco arredios. Apesar de serem cães de companhia, também são ótimos vigilantes, já que estão sempre de olho no que acontece. O Shih Tzu ainda pode ter personalidade irritadiça e dominante, mas isso normalmente acontece quando seus pais são assim.

 

Shih Tzu – doenças comuns:

Entre as doenças mais comuns nos animais dessa raça estão as que acometem os olhos, já que eles são maiores que a maioria dos cães. Entre elas estão úlcera da córnea, lacrimejamento e conjuntivite.

 

As otites também são comuns por conta do acúmulo de cera e também pela quantidade de pelo que existe dentro dos ouvidos, o que dificulta a limpeza por pessoa não habilitadas.

 

Shih Tzu – banho e tosa:

Quando falamos em banho e tosa é preciso lembrar que por terem muitos pelos, essa ação se torna necessária pelo menos uma vez ao mês. O banho e tosa também são importantes para manter a região do ânus do animal sempre com pelos baixos, já que isso pode ocasionar alguns problemas.

 

As unhas também são importantes nesse quesito. Elas costumam crescer muito rápido e acabam se curvando, o que pode machucar feridas nas patas e no corpo do animal quando eles se coçam. Com o banho e a tosa as unhas também são cortadas e evitam esse problema.

 

Shih Tzu cuidados com os pelos:

 

Por possuírem pelos longos é preciso dar atenção a pelagem de seu animal todos os dias. O ideal é pentear sempre o cãozinho para que seu pelo não embarace. Não se esqueça também de manter os pelos longos da cabeça presos, isso evita até que o animal tenha problemas oculares.

 

Como seu pelo cai pouco, eles são ideais para pessoas alérgicas.

 

Shih Tzu – como cuidar do filhote:

Os filhotes são dóceis e muito bagunceiros. O ideal é reservar um pouco do seu tempo para brincar e gastar toda a energia que eles possuem. É nessa época que você deve ensinar o animal a fazer as necessidades nos locais certos e também alguns comandos importantes do adestramento.

 

Quando falamos em atividades físicas o Shih Tzu não necessita de muita coisa. Uma caminhada leve e também algumas brincadeiras já deixará o cão satisfeito.

 

Shih Tzu – alimentação:

Na hora de alimentar seu animalzinho dê preferência por comidas específicas para raças pequenas e que tenham baixa concentração de sódio. O Shih Tzu pode comer muitas vezes ao dia, por isso, o ideal é dar ração aos poucos, isso evita o sobrepeso.

 

Como ensinar o cachorro filhote a fazer xixi e suas necessidades no lugar certo

 

O ideal é que o adestramento comece o mais cedo possível, ainda com o animal filhote. Isso porque se o Shih Tzu cresce desobediente e com muita personalidade, o processo será mais difícil.

 

Como são independentes e tem vontade própria eles costumam ser desobedientes no início. O que será mais fácil se o dono estiver longe ou não ceder aos caprichos do animal.

 

Como são extremamente inteligentes conseguem aprender com facilidade quando estão dispostos, além de serem muito atentos e prestativos, o que auxilia na hora de adestrar.

 

Por isso é preciso ter muita paciência e mostrar ao seu cão que na hora do adestramento quem manda é você, e não ele.

Shih Tzu – preços dos filhotes

Os filhotes dessa raça podem valer de R$ 1.500 a R$ 2.500, tudo dependerá de sua linhagem.

Shih Tzu – Como é ter um