[Comportamento e adestramento Cão] Seu cão está fazendo xixi em casa? Saiba o que ele está tentando dizer.

Seu cão está fazendo xixi em casa

Só quem tem um animal de estimação sabe o que é chegar em casa cansado do trabalho e se deparar com um sofá, tapete, almofada ou mesmo todos os cômodos com um presentinho do seu pet: xixi em casa. E no pior dos casos, o presente pode ser bem mais desagradável. Nessa hora, não adianta perder a paciência com o cachorro porque só vai piorar a situação. O maior problema de não saber lidar com a situação é o abandono do animal.

Não acredita? Em uma pesquisa realizada nos Estados Unidos, as causas principais para entrega de cães em abrigos foram, em primeiro lugar, problemas comportamentais dos animais (46,8% dos casos) e em segundo lugar, mudanças na disponibilidade de espaço ou nas regras de conduta social (29,1%). Isso significa que, quando o xixi em casa não é problema de saúde, pode acabar no abandono do cão. E a culpa é dos humanos, que não sabem corrigir os maus hábitos dos seus cães. Lembre-se que para eles não há certo nem errado, somos nós os responsáveis por ensiná-los.

Causas do xixi em casa

Embora todo cão possa aprender a “usar o banheiro”, há alguns casos em que até o mais treinado parece esquecer do que seu dono ensinou e erra o local. Isso porque o xixi fora do lugar certo pode não ser só um problema de controle, mas comportamental. Por isso, separamos as causas em dois grupos: problemas de saúde e comportamentais.

Problemas de saúde

Se o patudo está fazendo xixi em qualquer lugar e não consegue evitar, é essencial visitar um veterinário para saber se é algum problema de saúde que está fazendo o cachorro urinar contra sua própria vontade. Veja abaixo:

  • Problemas gastrointestinais

Caso seu pet seja treinado mas começou a fazer necessidades pela casa, ele pode estar com problemas no intestino.

  • Mudança de alimentação

Ao mudar a marca da ração de maneira repentina, o cão pode apresentar quadro de diarreia.

  • Incontinência urinária

Sim, aquela mesma que dá nos humanos. Um cachorro com incontinência não consegue segurar o xixi. Esse problema é mais comum em cachorros idosos, mas também pode afetar os mais jovens.

  • Infecção urinária

Se você notar que seu cão está fazendo xixi com bastante frequência mas em pequenas quantidades, leve-o imediatamente ao veterinário. Além disso, cachorro com infecção no trato urinário tende a lamber excessivamente as partes íntimas tentando aliviar o desconforto da uretra.

  • Remédios

Alguns remédios aumentam a necessidade do cão urinar.

Causas comportamentais

Caso o problema do seu cão não for relacionado à saúde, abra um sorriso no rosto e prepare-se para alguns dias de dedicação e ensinamentos.

  • Filhote não treinado ainda

Não existe certo e errado para o cão fazer xixi. Além disso, grande parte dos filhotes de 3 meses ou menos ainda não conseguem controlar a bexiga e o intestino, ou seja, acabam fazendo no local errado porque não consegue segurar até chegar ao local correto.

  • Treinamento incompleto

Isso significa que o cachorro pode até saber onde é o local certo, mas por algum motivo faz no local errado. Algumas situações comuns:

  • Quando está preso em um ambiente longe do lugar correto e acaba não pedindo para sair de lá;

  • Quando está muito apertado e fica com preguiça de ir ao local;

  • Quando faz xixi para chamar a atenção do dono.

A última situação se deve ao fato de que os donos, na tentativa de treinar o animal, acabam errando e dão mais bronca do que elogiam. O cachorro acha que toda vez que fizer xixi naquele local seu dono vai dar atenção. E claro, continua fazendo mesmo sabendo que é o local errado.

  • Demarcação de território

Geralmente machos e não castrados fazem xixi em muitos locais da casa para demarcarem território. Isso acontece seja pela presença de outro cachorro, frustração, estresse ou mesmo reafirmação de liderança diante de seu dono.

  • Ansiedade de separação

Quando um cachorro faz xixi no lugar errado só quando está sozinho, pode estar sofrendo de Síndrome de Ansiedade de Separação. Esse problema envolve uma série de comportamentos manifestados pelos cães quando ficam sozinhos. Se o dono não perceber o problema, pode até piorar a situação. Ao chegar em casa e se deparar com um sofá destruído e com xixi por toda a casa, pune o cão incorretamente, o que acaba colaborando com o comportamento indesejado.

  • Xixi por submissão

Os cães podem fazer xixi por uma questão de submissão, normalmente quando interagem com pessoas ou outros cachorros. Eles fazem isso para mostrar pacificação, ou seja, tentando convencer outros cães ou humanos que ele não é uma ameaça.

E aí? Conseguiu identificar por que seu cão está fazendo xixi em casa? Acompanhe o blog para mais dicas como essa.

Comentários