Quero meu pet com uma boa preparação física e agora?

quero-meu-pet-com-uma-boa-preparacao-fisica-e-agora

Assim como nós precisamos fazer atividades físicas para nos mantermos saudáveis, os cães também precisam se exercitar  para ficarem em forma. Cães sedentários podem desenvolver sérios problemas de saúde, além de serem mais propensos à lesões.

Além de fazer bem para a saúde, fazer atividades físicas com o seu cão pode ser muito divertido, além de de fortalecer o vínculo entre vocês. Na matéria de hoje você pode conferir os benefícios de levar seu cão para fazer exercícios e dicas de atividades para fazerem juntos!

Os benefícios da atividade física para cães

O principal benefício é, claro, manter a forma física do seu cão, trabalhando o seu sistema cardiorespiratório e fortalecendo os músculos. Cães que se exercitam estão sempre alongados, o que é essencial para prevenir lesões diversas.

Quando inserimos exercícios na rotina dos nossos cães, os benefícios também são percebidos no seu comportamento. Cães que estão tristes ou deprimidos melhoram bastante quando começam a fazer atividades físicas com seus donos. Já os pets mais agitados se acalmam, melhorando até a ansiedade gerada por longos períodos de solidão. Se seu cachorro late muito, lambe as patas compulsivamente ou faz muito xixi pela casa para chamar a atenção, ele pode se beneficiar – e muito – com um pouco de esporte.

Dicas de atividades físicas para o seu cão

Caso o seu cão não faça nenhum tipo de atividade física, inclua as caminhadas diárias em sua rotina. Aumentar a quantidade de caminhadas para duas por dia também pode ser interessante. Além de ser bom para eles, cachorros amam passear pelo bairro, sentir cheiros, farejar outros animais e marcar território. Caso exista um parque ou uma praça próximo de sua casa, não perca a oportunidade de levar seu cão para correr e brincar. A brincadeira de jogar a bolinha e pedir que seu cão traga de volta é simples, fácil e eles adoram! Você pode substituir a bolinha pelo disco de borracha ou até mesmo por um galho, tomando o cuidado para que ele não tenha pontas e farpas que possam machucar o seu pet.

Cães são programados biologicamente para correr bem, mas eles têm pouca oportunidade de fazer isso dentro de casa ou durante os seus passeios. Muitos parques, inclusive, sabendo dessa necessidade, criaram os cachorródromos, espaços cercados onde você pode soltar seu cão sem se preocupar que ele fuja ou corra para a rua.

Muitos cães adoram correr com seus donos, e até mesmo gostam de acompanhá-los enquanto  andam de bicicleta ou de skate. Caso o seu cão goste e consiga acompanhar você com facilidade, acostume-o a correr ao seu lado segurando o pela guia.

Inclusive, algumas raças de cães necessitam de atividades intensas e regulares, como os bulls, os bullies e os labradores, entre outros.

Cuidados que você deve ter com seu pet

Antes de levar seu cão para fazer atividades físicas é importante marcar uma consulta com seu médico veterinário para um check up completo. A ideia é verificar se seu cão não possui nenhum problema de saúde que possa piorar com o exercício.

Outros cuidados são importantes durante as práticas:

  • Evite levar seu cão para fora de casa nos horários de pico de temperatura;
  • Leve muita água e ofereça ao seu cão com frequência;
  • Se for ficar muitas horas fora de casa, não se esqueça de levar sacolas plásticas para recolher as fezes do seu cão e até um pouco de ração;
  • Não leve seu cão para sair se ele não estiver com as vacinas e a vermifugação em dia;
  • Cheque seu cão após um passeio para ver se ele não está com carrapatos;
  • Em dias quentes, verifique a temperatura do asfalto ou da calçada. Uma forma de fazer isso é você mesmo tirando seu calçado e encostando o pé no chão. Se tiver quente para você, estará quente para as patas do seu cão;
  • Não force nunca! Se seu cão ficar muito ofegante, deitar no chão ou estiver com dificuldades para acompanhar você, a intensidade do exercícios pode estar excessiva.

Você já ouviu falar de acupuntura veterinária? Confira a matéria completa que publicamos sobre o assunto.

 

Comentários