Problemas de pele em animais: Como prevenir

Problemas de pele em animais como prevenir

Para uma pele saudável e uma pelagem macia e brilhante, é preciso alguns cuidados básicos na rotina de higiene e tosa do seu animal. Afinal, aquele pelo sedoso do seu pet é fruto de muito cuidado!

No post de hoje vamos compartilhar com vocês quatro dicas principais de como deixar seu animal digno de uma competição de beleza. Acompanhe:

Vamos lá?

1. Limpeza

O banho dos pets não é importante apenas para tirar sujeiras, como terra e barro, e aquele cheiro de “cachorro molhado” que nossos melhores amigos às vezes exalam. A rotina de banho também é essencial para remover a pele morta, os ácaros e fungos que vivem entre os pelos – e que podem causar dermatites e alergias sérias – e ajudar a curar pequenas feridas e machucados, higienizando o local.

Além do banho em pet shop, que pode ser semanal ou quinzenal dependendo da raça. Os produtos usados no banho também devem ser específicos para o tipo de pelagem, e podem conter produtos terapêuticos que ajuda a acalmar e hidratar a pele do animal. Animais de pelo longo podem precisar, além de um shampoo, de um condicionador e até de um creme ou óleo hidrante especial para uso pet.

E não de bem limpos, o animal também precisar estar bem sequinho. Use e abuse do secador de cabelo e só finalize a rotina de cuidados quando os pelos estiverem muito bem secos.

Veja como os banhos terapêuticos pode ajudar nas dermatites alérgicas em cães

2. Tosa

Enquanto algumas raças exigem uma tosa frequente, para outras raças ela não é aconselhável. No entanto, a tosa higiênica é uma excelente alternativa para aparar os pelos de regiões que costumam sujar com muita frequência, ou em locais em que eles acabam atrapalhando uma higiene completa, como a barriga e as genitálias, e os pelos das pontas das orelhas e do rabo, que podem arrastar pelo chão durante as caminhadas, trazendo sujeira e microrganismos para dentro de casa. Fale com o seu veterinário de confiança sobre a tosa mais adequada para o porte e o biótipo do seu cão.

3. Escovação

A escovação é necessária para retirar os pelos velhos, a pele morta e a sujeira que acabam ficando presos na pelagem. Além disso, acabam auxiliando na renovação celular da pele, além de funcionar como uma massagem relaxante e um gostoso cafuné!

A escovação começa sempre com uma escova de metal, que desembaraça os fios, desatando os nós. Em seguida, passe para uma escova mais macia, ideal para ao tipo de pelagem do seu animal. Escove primeiramente na direção contrária do crescimento dos pelos e, em seguida, a favor.

Um animal de pelo longo que não é escovado por ter feridas debaixo dos nós, e atrair uma série de parasitas, incluindo as temidas moscas, que buscam locais quentinhos para depositarem os seus ovos.

Dependendo da pelagem do seu pet, a escovação pode ser necessária de uma a três vezes por semana. Mas não se engane: até os gatos e cachorros com pelo curto precisam ser escovados já que, durante a troca de pelo, são os que mais soltam pelo morto.

Os gatos também são beneficiários de uma boa escovação, já que além de diminuir a quantidade de pelo solta pela casa e nas roupas dos sues tutores, ainda evita que engulam e regurgitem as desagradáveis bolas de pelo.

4. Higiene após os passeios na rua

De nada adianta manter seu cão bonito e saudável se ele pode contaminar as patas e o focinho durante o passeio diário e trazer sujeiras e parasitas indesejáveis para dentro de casa, que podem causar doenças tanto para o seu pet, quanto para toda a família.

Para evitar que isso aconteça, é interessante organizar uma rotina pós passeio. Assim que chegar em casa, retire a coleira do seu cão, pegue um spray antisséptico e higienize todas as patas.

Esse pequeno cuidado é essencial para deixar as dermatites e micoses longe de casa!

Entre as diversas opções de antissépticos existentes no mercado, a Loção Antisséptica Natural da Propovets ® é ideal para essa rotina, uma vez que possui Própolis Verde em sua composição, elemento que promove a limpeza e hidratação da pele, além de deixar a pelagem macia, facilitando a escovação.

loção antisséptica natural

Conheça a linha completa de produtos pet da Propovets ® no site da marca e saiba como manter a pele e pelagem do seu animal sempre saudável e brilhantes!

 

Comentários