Porque os cães latem?

Por que os Cães Latem? Vamos encarar os fatos – Cães latem! Ninguém que escolhe um cachorro para conviver espera que ele passe toda a sua vida em silêncio. Latir é a forma que um cão tem para se comunicar, e eles tem muito a nos dizer.

Cães latem para sair, para entrar, para avisar que alguém se aproxima, para pedir atenção, pedir comida ou simplesmente pelo prazer de ouvir o som de seu próprio latido. É claro que existem algumas raças que por sua história tem maior tendência a latir do que outras, mas latir em si não é um problema. O problema surge quando os cães latem de forma crônica, continuada ou em horários inadequados e seus donos são incapazes de fazê-los se calarem ou permanecerem quietos quando é necessário.

O primeiro passo para controlar os latidos do seu cachorro é entender exatamente porque ele está latindo. Muitas vezes não é tão fácil descobrir a sua motivação, portanto listamos abaixo algumas causas comuns para este comportamento e num próximo artigo traremos algumas técnicas que podem ser utilizadas para controlar os latidos dependendo da sua causa.

DEMANDA POR ATENÇÃO

DEMANDA POR ATENÇÃO

 

 

 

 

 

 

 

O cão pode latir para chamar a atenção do seu dono quando quer brincar, sair para passear, colo, carinho, subir no sofá, um petisco, comida ou água. Este comportamento é bem comum em cães que passam muito tempo sozinhos durante o dia.

MEDO / ALERTA

MEDO

É comum cães latirem quando alguém se aproxima do portão, ou toca a campainha. Este comportamento é motivado pelo medo, pela sensação de ameaça e a necessidade de avisar aos demais membros da casa sobre o que está acontecendo. Sons fortes e altos como trovões, explosões ou fogos de artifício também podem desencadear latidos de alerta e medo. Temos ainda cães que sofreram alguma espécie de trauma na infância e latem na presença de algo, alguém ou ainda ao ouvir algum som que traga de volta a lembrança do seu trauma.

PROTEÇÃO TERRITORIAL

PROTEÇÃO TERRITORIAL

Cães são animais territoriais e irão latir ao sentirem a presença de algum “intruso” potencial tentando invadir “seus domínios”. Muitas vezes não é fácil identificar se um cão latindo para alguém que se aproxima do portão o faz por medo ou para avisá-lo de que ali é seu território e que invasores não serão tolerados. É preciso prestar atenção à postura do animal enquanto late, cães defendendo seus territórios tendem a se mostrar agressivos e prontos para atacar enquanto cães alertas e amedrontados adotam uma postura mais cautelosa enquanto latem, prontos para recuar ou fugir.

TÉDIO / SOLIDÃO / FRUSTRAÇÃO

SOLIDÃO

Cachorros que permanecem sozinhos durante longas horas por dia, ou confinados em pequenos espaços por longos períodos muitas vezes desenvolvem o hábito de latir por nenhum motivo em especial. Devemos lembrar que cães são animais com instinto de matilha acostumados a correr em bandos, o isolamento e a falta de atividade é um comportamento antinatural que traz tristeza e frustração para o cão. Nestes casos latir é a forma que o cachorro encontra para liberar energia, quebrar a monotonia e confortar sua solidão. Cachorros nesta situação muitas vezes desenvolvem outros sintomas como comportamento destrutivo, automutilação, movimentação compulsiva entre outros.

ALEGRIA / EXCITAÇÃO

Cachorro branco latindo

Muitos cães latem enquanto brincam com seus donos ou com outros animais. É normal que estes latidos sejam acompanhados por outros sinais que demonstram a alegria e/ou excitação do animal como o abanar da cauda, pequenos pulos ou ficar em duas patas. Alguns cães também latem excitados quando observam algum evento que tradicionalmente precede um momento de alegria como ver o seu dono pegando a guia de passear, a chave do carro ou o pote de biscoitos.

COMUNICAÇÃO

COMUNICAÇÃO

Esta é provavelmente uma cena familiar, um cão late no final da rua e o seu cão responde com outro latido e um por um os demais cães da rua se unem ao coral até que algum barulho mais alto interrompa a cantoria ou eles se cansem. Cachorros também latem em resposta ao chamado do seu dono ou ao ouvir a voz de alguém conhecido.

DOENÇA / DEFICIÊNCIA / DOR

DOR

Por último existe a possibilidade que os latidos de um cão indiquem que algo não está bem, que ele está sentindo algum tipo de dor ou desconforto. Há também relatos de cachorros acometidos por surdez ou DCC (Disfunção Cognitiva Canina) que latem de forma incessante simplesmente por não ouvirem o som dos próprios latidos. Nestes casos visita ao Veterinário é o mais indicado.

Comentários