Pastor Alemão: Absolutamente tudo sobre a raça desse cachorro

Como é de se imaginar, o Pastor Alemão tem sua origem atrelada ao país europeu, mas cuja popularidade o levou a todos os outros continentes. Inclusive, é uma das raças mais populares nos Estados Unidos, hoje em dia.

Para entender um pouquinho o quanto essa devoção é justificada pelas características e o comportamento da raça, elaboramos este post. Nas próximas linhas, vamos conhecer tudo a respeito do Pastor Alemão e o quanto essa companhia é tão gratificante. Confira!

A origem do Pastor Alemão

Nascido a partir de outras raças de pastores que já vigoravam na Alemanha, o Pastor Alemão surgiu na virada entre os séculos 18 e 19. Sua origem remonta ao interesse de Max von Stephanitz, um criador de cães, em ter um cão de trabalho equilibrado entre os atributos físicos e emocionais. Qualidades variadas, como:

  •         Força e boa preparação física;
  •         Inteligência;
  •         Confiabilidade;
  •         Atenção;
  •         Autoconfiança;
  •         Obediente.

Isso somado ao interesse do criador em contar com um animal que também tivesse as características de uma companhia de estimação. Com o tempo, o seu objetivo foi atingido, a ponto de a AKC considerar o Pastor Alemão a terceira raça canina mais inteligente de todas.

As características do Pastor Alemão

Por ser considerado, inicialmente, um cão versátil e adaptável a diferentes situações, o Pastor Alemão se ajusta ao seu lar. Em um ambiente familiar e com crianças, por exemplo, ele se torna o guardião do local, além de ser extremamente afável com todos. Não é recomendável esquecer, no entanto, que ele é naturalmente um cão de proteção.

Dessa maneira, é importante contribuir para que esse cachorro tenha as suas necessidades supridas também. É o caso da energia que ele tem acumulada, que deve ser minimizada com exercícios, brincadeiras e passeios diários. A duração e frequência desses passeios vão variar do porte e da necessidade de cada Pastor Alemão.

Vale ter em mente também alguns atributos físicos dessa raça de cachorro, como:

  •         Porte: médio/grande;
  •         Peso: até 45 kg, aproximadamente.

A saúde do Pastor Alemão

Em geral, trata-se de um cão bastante saudável e com alta disposição. Acontece que as heranças hereditárias podem ser um empecilho para o Pastor Alemão, como acontece também com tantas outras raças.

Uma delas diz respeito à displasia da anca, uma das mais comuns entre os pastores alemães, e que se dá por meio do desenvolvimento anormal da articulação do quadril. Além disso, a mielopatia degenerativa também é frequente, cujos avanços começam na medula dos cães e progridem de maneira que eles percam alguns movimentos.

O coração é também um órgão que merece bastante atenção. Mas, nesses casos, simplesmente por se tratar de um cão de médio e grande porte. Nada que um bom check-up anual não resolva para manter em dia a disposição do seu companheiro.

Curiosidades sobre o Pastor Alemão

Por fim, algumas curiosidade sobre essa raça tão popular podem ser apontadas, destacando as características únicas desses cães. Entre elas, a própria tonalidade de cores de sua pelagem.

Em geral, ela é preta, com tons amarelados e de marrom pelo corpo. Entretanto, é cada vez mais comum a presença de pastores alemães com a pelagem acinzentada ou preta, ambas em uma cor só. Ou seja: o tempo também está fazendo com que a raça encontre novos meios de fugir à tradicional pelagem idealizada por Max von Stephanitz.

Agora, para complementar o assunto de maneira mais rica, separamos um artigo para você que tem pensado em adquirir um Pastor Alemão. Confira conosco os cuidados ao passear em dias quentes com o cachorro!

 

Comentários