Meu pet se machucou e agora?

Meu pet se machucou e agora bicho maps

Pequenos machucados e ferimentos mais sérios são muito comuns com as estripulias que nossos pets fazem todos os dias, e é preciso que estejamos preparados para caso precisemos lidar com uma emergência e dar os primeiros cuidados antes de levar nosso cão ou gato a um veterinário. Duas coisas são importantes nesses momentos: identificar o que causou o machucado do seu pet e saber quais os primeiros socorros para cada tipo de machucado.

Como cuidar de machucados de cães e gatos?

No artigo de hoje vamos falar de três tipos de machucados mais comuns em pets: arranhões e ferimentos, queimaduras e fraturas. Acompanhe!

Primeiros socorros para arranhões e ferimentos em pets

O primeiro passo é lavar o local machucado com soro fisiológico e pressionar uma gaze até que o sangramento estanque. Em seguida, avalie se o machucado vai precisar ou não de pontos. Caso não seja necessário, corte os pelos ao redor do machucado, passe uma loção antisséptica para limpar o local e, em seguida, um gel cicatrizante para pets. Feche com um curativo feito com gaze limpa e fita. Caso o ferimento não pare de sangrar ou você veja que ele precise de pontos, estanque o local com gaze limpa e leve seu pet para um hospital veterinário o quanto antes.

É preciso sempre ficar atento caso o ferimento fique muito vermelho, coce ou seu pet apresente algum sinal de inflamação ou infecção, como febre. Em caso positivo, leve-o para um veterinário assim que possível.

Primeiros socorros para queimaduras em pets

O primeiro cuidado após uma queimadura é lavar o local com água em abundância, principalmente se a queimadura foi causada por uma substância, para limpar a ferida completamente. De preferência, use água ou soro fisiológico gelado, pois ajudam a baixar a temperatura da pele do seu pet. Se avaliar que a queimadura é de primeiro ou segundos graus, ou seja, se a pele estiver vermelha e apresentar bolhas, cubra o local com gaze estéril ou com um pano limpo e seco que não solte fiapos, faça um curativo e prenda com um pedaço de fita adesiva.

Primeiros socorros para fraturas de pets

Caso seu pet caia no chão ou tenha sido atropelado, ou não consiga se levantar ou chore muito de dor, é possível que ele tenha quebrado algum osso do corpo. Aqui é importante nunca – e em hipótese alguma – pegar no membro machucado ou tentar colocar o osso no lugar. O que precisa ser feito é uma maca improvisada de material duro, como um pedaço de madeira, ou tampo de mesa, e gentilmente colocar o seu pet em cima dela. Em seguida, abaixe os bancos do carro e coloque a maca na horizontal, sem grandes movimentações. O seu pet precisará ser levado a um hospital veterinário o mais rápido possível para raios-X, gesso e, possivelmente, uma cirurgia. A cirurgia pode ser necessária caso o seu pet apresente uma hemorragia interna, caso que só um médico veterinário pode avaliar.

Caso ele esteja com uma hemorragia visível, é preciso pressionar com cuidado, mas firmemente, o local com um pano limpo ou gaze, até chegar ao veterinário.

Para que você dê os primeiros cuidados adequados para o seu pet, é de extrema importância manter um kit de primeiros socorros pet em casa. Para saber como montar um, acesso no artigo que mostra os 10 itens que não podem faltar no seu kit de primeiros socorros para pets!

Comentários