Maltês: Absolutamente tudo sobre a raça desse cachorro

Será que o Maltês é o cão certo para você? Essa raça adapta-se bem a espaços pequenos e pode ser uma boa opção para quem mora em apartamento.

Um cachorro dócil e que é uma das raças mais antigas do mundo, assim é o Maltês. Ele surgiu na Ilha de Malta e foi levado para a Inglaterra em meados do século XIV, tornando-se a sensação das mulheres da alta sociedade daquele país. Até hoje, o Maltês é reconhecido como um cachorro de colo, sendo uma ótima opção para pessoas e famílias que querem ter um cãozinho, mas moram em apartamento. Vamos conhecer mais dessa raça agora!

 

Informações sobre a raça

Maltês absolutamente tudo sobre a raça desse cachorro

Em uma escala de 1 a 10:

 

  • Energia: 8
  • Amizade com cães e outros animais: 6
  • Guarda: 10
  • Tolerância ao calor: 5
  • Tolerância ao frio: 6
  • Apego ao dono: 6
  • Cuidados com a higiene: 6

 

Principais características do Maltês

 

O Maltês é um cachorro muito companheiro, que está sempre com seu dono. Por isso, se ele for ficar a maior parte do tempo sozinho, pode não ser a raça mais indicada para você. Ele costuma se dar bem com pessoas de todas as idades. A raça precisa se exercitar regularmente, mas algumas brincadeiras um pouco mais agitadas são suficientes. O Maltês também precisa ficar dentro de casa, mais um motivo para quem mora em apartamento investir nesse pet.

 

Doenças mais comuns

 

A saúde do Maltês normalmente é muito boa, mas ocasionalmente ele pode sofrer com uma luxação da patela, surdez, hidrocefalia ou hipoglicemia. Mas os donos não precisam ficar assustados, basta fazer um acompanhamento regular com o veterinário para se certificar de que o cão esteja sempre bem.

 

Banho e tosa

 

Por causa da pelagem clara, é comum que esse cão se suje com facilidade. Procure dar banhos rápidos e frequentes em casa mesmo, para evitar os banhos demorados e mais trabalhosos. Por ter a pele sensível, é importante usar produtos bem suaves. Em relação à tosa, é uma opção para encurtar os pelos, evitando a formação de nós.

 

Cuidados com os pelos

Procure escovar os pelos do seu Maltês diariamente, para desmanchar nós e manter uma aparência mais bonita. Para isso, use uma escova de cerdas duras e certifique-se de que toda a pelagem está totalmente seca. Comece pela cauda, passe para o corpo e deixe a cabeça por último.

 

Filhote: como cuidar

 

Mantenha o filhote dentro de casa e sempre limpinho, porque isso pode evitar muitas doenças. Não o deixe nunca sozinho e acompanhe a vacinação, para que ela esteja sempre em dia. O Maltês é carinhoso e tranquilo, por isso, não será muito difícil cuidar bem dele.

 

Alimentação

 

Invista em rações balanceadas, que possuem todos os nutrientes necessários. Ela deve ser úmida até dois meses e pode ser seca depois. Ele pode comer à vontade enquanto filhote, mas a partir dos três meses, é importante tirar a ração depois de ter comido o suficiente.

 

Filhote: como adestrar

 

Adestrá-lo não é tarefa fácil, já que a raça ocupa a 59ª posição no ranking de inteligência canina. É preciso ter muita paciência para educá-lo e ensinar truques é ainda mais difícil.

 

Filhote: preços

 

Um filhote de Maltês custa entre R$ 1 mil e R$ 5 mil.

 

Comentários