Labrador: Absolutamente tudo sobre a raça desse cachorro

labrador absolutamente tudo sobre a raca desse cachorro

Canadense de origem, o labrador (da espécie Labrador Retriever) sempre foi um companheiro como poucas raças de cães são — com o diferencial que eles também auxiliavam os seus donos a recuperar os peixes que escapavam das iscas de pescadores locais.

Na primeira metade do século 19, os ingleses ficaram encantados com as características do labrador e trataram de migrar a raça para a terra da rainha. Lá, as habilidades de caça desse tipo de cachorro foram desenvolvidas e, aos poucos, mais pessoas se encantaram com eles.

Quase 200 anos depois, é seguro dizer que o labrador é a raça mais popular do mundo — o que nos motivou a elaborar este artigo com tudo o que você precisa saber sobre ele. Confira!

As características físicas e comportamentais do labrador

Nos EUA, o labrador já cativou o coração de seus habitantes e é a raça mais popular por lá. Já no Brasil, está entre as 5 principais, o que apenas evidencia a predileção das pessoas por esses carismáticos e enérgicos animais de estimação.

Sociáveis, dóceis e dotados de uma encantadora fofura, os labradores são inteligentes. Isso faz com que desenvolvam personalidades amistosas, preocupados em agradar a sua família.

Sem falar que estão sempre dispostos e munidos de uma energia praticamente infinita — até por isso, os serviços de um passeador profissional são recomendados para quem não dispõe de tanto tempo para exercitar o cachorro.

Vale apontar, entretanto, que isso deve ser praticado desde cedo. Embora sejam inteligentes, quanto mais velhos, mais difícil será condicioná-los a um comportamento desejado. Por isso, a educação do labrador é valiosa para que eles sejam treinados e se adaptem facilmente.

Saindo do lado comportamental, o labrador possui algumas características físicas interessantes, como:

  •         Médio/grande porte;
  •         Ágil e ativo — o que exige bons conhecimentos para manter o preparo físico deles;
  •         Excelente faro;
  •         Obediente.

Só que é importante também se atentar a algumas particularidades decorrentes de tais características — muitas delas, que dizem respeito à saúde dessa raça de cachorro.

Sobre a saúde do labrador

O principal fator a ser levado em consideração, com um labrador, é relacionado ao seu porte. Especificamente, nas doenças relacionadas à obesidade. E isso se dá porque a raça é muito ativa e, quando não estimulada adequadamente, acontece um aumento considerável de peso.

Vale apontar que a obesidade não é o grande problema em si: da mesma maneira que acontece conosco, a obesidade vem acompanhada de uma série de complicações, como problemas cardíacos e diabetes, entre outros.

Não pense, entretanto, que os exercícios físicos só são recomendáveis ao labrador. A obesidade tem atingido um número grande de cachorros, nos últimos anos — cerca de 15 milhões de cães estão acima do peso no país, segundo estimativas. A questão, aqui, é que o labrador depende bastante dessa atenção dedicada ao seu estímulo físico.

Além disso, é comum o labrador enfrentar outros tipos de condições, como a displasia do quadril, devido à má formação na articulação do quadril, e a de cotovelo — similar, mas devido ao crescimento anormal da ossada que compõe o cotovelo. Além das condições cardíacas, sendo importante observar periodicamente como anda o coraçãozinho do seu labrador.

Curiosidades sobre a raça

Vale analisar, por fim, que o labrador é uma raça essencialmente monocolorida. Ou seja: embora seja comum se deparar com uma pelagem amarelada, achocolatada ou preta, o cão tende a ter apenas uma cor para compor toda a sua fofura.

Além disso, vale analisar um importante papel que o labrador desempenha socialmente, que é a sua atuação como cão-guia. Isso se deve ao seu alto nível de Inteligência e facilidade de assimilar o que foi aprendido em treinamento.

Ah, e caso esteja se perguntando se terá problemas em dar banhos no cachorro, uma boa notícia: eles costumam adorar água!

E aí, ficou com alguma dúvida sobre o labrador? Deixe o seu comentário neste post, e responderemos prontamente!

Comentários