Homeopatia na Veterinária

homeopatia-veterinaria-bicho-maps

A homeopatia na veterinária tem se transformado em uma prática muito comum adotada por quem ama os seus animaizinhos de estimação.

E, indicações para a homeopatia, bem como vantagens de adotar essa e tantas outras terapias alternativas, como a acupuntura veterinária, inclusive, não faltam! Afinal de contas, a homeopatia tem se popularizado por conta de sua eficácia comprovada para prevenir e tratar os mais variados sintomas.

Por isso, que tal conhecer um pouquinho mais a respeito da homeopatia veterinária, e as principais indicações de uso dessa terapia para aliviar alguns dos males mais comuns que acometem o seu companheiro canino? Confira, no nosso post de hoje!

O que é homeopatia

Embora seja uma técnica utilizada há muitos e muitos anos, a homeopatia começou a vencer mitos e resistências referentes à sua eficácia recentemente.

Afinal de contas, há uma natural desconfiança a respeito dos benefícios terapêuticos dela, uma vez que existe toda uma indústria farmacêutica por trás do tratamento e cura dos males que acometem a humanidade e os nossos queridos animais.

Mas, atualmente, isso são águas passadas.

A homeopatia se mostrou cientificamente eficaz e providencial — até mesmo para complementar tratamentos convencionais. Daí, não tardou para que o segmento pet também se atentasse ao uso da homeopatia veterinária.

Fica a dúvida, entretanto: afinal de contas, o que é a homeopatia?

O seu princípio está associado à Lei dos Semelhantes, cuja menção inicial foi feita por Hipócrates, no longínquo ano de 450 a.C., uma lei definida pelo seguinte conceito: os semelhantes se curam pelos semelhantes.

Isso quer dizer que, para tratar alguém adoecido, é necessário aplicar aquilo que produziria os mesmos sintomas em alguém sadio, mas em proporções ínfimas e a partir de substâncias extraídas da própria natureza (como vegetais e minerais, por exemplo).

Assim, o corpo é estimulado a reagir contra esses determinados sintomas a partir da simulação que tais substâncias causam no corpo da pessoa sadia.

No caso da homeopatia veterinária, a lógica é a mesma. Não à toa, as aplicações da homeopatia no tratamento e prevenção de doenças dos nossos estimados animaizinhos de estimação são bastante amplas. Vamos ver quais são as principais?

Problemas tratados com a homeopatia veterinária

Embora muitos problemas necessitem do diagnóstico e tratamento veterinário convencional, como a anemia canina, por exemplo, a homeopatia veterinária tem sido de grande auxílio para contribuir com o processo de cura dos bichinhos.

Assim, convém a indicação profissional da homeopatia, cuja aplicação oferece riscos baixíssimos — e analisados caso a caso — e pode ajudar a devolver o ânimo para o cãozinho.

Pensando nisso, listamos, logo abaixo, alguns dos principais sintomas dos quais a homeopatia veterinária tem sido amplamente utilizada, com resultados satisfatórios!

  • Automutilação;
  • Casos de distúrbios psicológicos, como a ansiedade de separação;
  • Comportamento irrepreensível, como a destruição de objetos e a urina por submissão;
  • Condições cardiorespiratórias;
  • Dermatites e outros casos de sensibilidade (em especial, a alimentar);
  • Diabetes mellitus;
  • Distúrbios hepáticos ou renais;
  • Doenças infecciosas;
  • Epilepsia;
  • Fobias diversas;
  • Hábitos impróprios, como urinar em locais impróprios;
  • Mudança brusca comportamental, como agressividade, por exemplo;
  • Quando o cãozinho tem o hábito de ingerir as próprias fezes (coprofagia).

Entre muitos outros casos. Deu para perceber que a homeopatia veterinária pode ajudar bastante na prevenção e no tratamento de diversos sintomas, não é mesmo?

Mas, que fique um alerta: a homeopatia não é uma substituição do tratamento convencional. Ela pode ser encarada como uma terapia complementar, principalmente em casos graves, diante da necessidade de intervenções cirúrgicas.

Consulte sempre o seu veterinário e nunca realize qualquer tipo de tratamento no seu cãozinho sem o conhecimento profissional dele.

Saiba mais sobre a homeopatia veterinária

E então, que tal a possibilidade de oferecer ao seu amigão de quatro patas um tratamento mais natural e que pode agilizar o processo de cura de diversos tratamentos, além do fato de poder prevenir uma série de outros sintomas?

Informe-se com o seu veterinário e descubra como a homeopatia veterinária pode ser o elemento que faltava para trazer mais qualidade de vida e bem-estar ao seu cãozinho de estimação.

E, como estamos falando em oferecer o melhor cuidado para os seus animaizinhos, que tal conferir como você também pode ser o pivô na prevenção e tratamento de sintomas no seu cãozinho conferindo o nosso artigo sobre como limpar os olhos do seu pet?

Comentários