Griffon de Bruxelas: Absolutamente Tudo Sobre a Raça Desse Cachorro

Será que o Griffon de Bruxelas é o cão certo para você? Essa raça adapta-se bem a espaços pequenos e pode ser uma boa opção para quem mora em apartamento.

Raça – Griffon de Bruxelas

O Griffon de Bruxelas é originário da Bélgica e tornou-se popular ao assumir o posto de guarda de táxis! Ele tem um comportamento engraçado, que ajudava a atrair clientes e talvez até a espantar os ladrões. No final do século XVIII, a raça era uma das preferidas da nobreza europeia, sofreu muito com a Primeira Grande Guerra, mas conseguiu se recuperar. Hoje, o Griffon de Bruxelas é o escolhido por muitas famílias com crianças.

 

Informações da raça

O Griffon de Bruxelas é um cão de pequeno porte, já que atinge em média 0,2 metros de altura e não costuma passar dos 5 quilos. É um cachorro bastante observador e curioso, além de entusiasmado. Ele gosta de brincar e é bastante inteligente e carinhoso.

Principais características

Mantendo suas origens, ele é um cão de guarda, mas que também tem certa facilidade para fazer amizade com outros cães, animais e até com estranhos. Tem uma tolerância mediana tanto ao frio quanto ao calor, por isso, se adapta melhor em ambientes de temperatura amena. O corpo do Griffon de Bruxelas é curto e atarracado e a cabeça é grande e redonda, o que garante boa parte da sua graça! Vive em média de 12 a 15 anos.

Doenças comuns 

Felizmente, não existem doenças às quais o Griffon de Bruxelas seja mais propenso, no entanto, é importante tomar cuidado com seus olhos. Como são grandes e “expostos”, podem sofrer lesões.

 

Banho e tosa

Os cães dessa raça devem ser levados para tosar a cada três meses. Um banho por mês costuma ser suficiente, a menos que ele fique sempre solto no quintal e se suje demais.

Cuidados com os pelos 

Não necessita de muitos cuidados para manter a pelagem bonita, basta escovar ocasionalmente para remover os pelos que já se desprenderam. Duas vezes por semana dão conta do recado.

Filhote: como cuidar 

É importante fazer uma atividade física moderada com o Griffon de Bruxelas desde filhote. Por ele ser pequeno, pode ser uma brincadeira dentro de casa ou uma caminhada de curta duração. Se você tem filhos, cuidado para eles não machucarem o animal, porque ele se dá muito bem com crianças.

 

Como ensinar o cachorro filhote a fazer xixi e suas necessidades no lugar certo

Alimentação

Escolha uma ração que contenha os nutrientes necessários e que esteja de acordo com a fase do cachorro (filhotes e adultos têm necessidades nutricionais distintas). Você deve oferecer no mínimo 100 e no máximo 150 gramas de ração por dia para ele.

 

Filhote: como adestrar

 

A raça é inteligente, portanto, é fácil de ser adestrada. Comece ensinando pequenos truques para o filhote, sempre de forma paciente e oferecendo um prêmio quando ele acertar. O adestramento deve ser uma brincadeira, para não estressar o animal.

Filhote: preços 

 

Se você pensa em comprar um filhote de Griffon de Bruxelas, prepare-se para desembolsar entre R$ 1 mil e R$ 2 mil. Dependendo da região em que você mora, esse valor pode ser maior ou menor. O custo de manutenção do cachorro é considerado moderado, lembre-se de levar isso em conta também.

 

Comentários