Dachshund: Absolutamente tudo sobre a raça desse cachorro

Dachshund Absolutamente tudo sobre a raça desse cachorro

As características pernas curtas do Dachshund parecem encantar as pessoas há muitos e muitos séculos. Ao menos, é o que se conclui com base em gravuras do Antigo Egito. No entanto, a versão mais popular dessa carismática raça de cachorros tem uma origem mais recente.

Pelo que se especula com mais afinco, o Dachshund é o resultado do trabalho de criadores alemães e fizeram enorme sucesso entre outros países da Europa, como a Inglaterra. E é justamente essa secular relevância que nos motivou a produzir este artigo.

Confira, e aprenda conosco absolutamente tudo sobre a raça desse cachorro!

A origem do Dachshund

As primeiras notícias que se têm conhecimento a respeito do Dachshund remonta ao século 16. A princípio, a teoria mais aceita é a de que criadores alemães chegaram à raça que hoje conhecemos. O interessante é que, além de boa companhia, eles também eram usados como cães de caça — em busca de texugos, raposas e coelhos.

Hoje em dia, no entanto, o tino caçador é relativamente baixo, tendo permanecido as características mais amistosas de companhia do Dachshund.

Características da raça

A seguir, compilamos algumas informações a respeito do Dachshund:

  •         Porte: pequeno;
  •         Pelagem: curta (o que minimiza a importância em escová-lo frequentemente para retirar a pelagem antiga);
  •         Cores: castanho ou branco com mechas pretas;
  •         Expectativa de vida: até 17 anos.

Além disso, vale a pena apontar algumas das características comportamentais do Dachshund, como a sua bravura incontrolável, quase, e a disposição contínua para brincadeiras. Como resultado, o cãozinho é apropriado tanto para crianças quanto em apartamentos.

Isso significa, em outras palavras, que o Dachshund possui muita energia para ser gasta — o que, consequentemente, aumenta a relevância em passear com ele corriqueiramente. Por isso, caso ninguém em casa disponha de tempo para a atividade, convém buscar por serviços profissionais de dog walker para mantê-lo ativo e gastar essa energia acumulada.

Alimentação especial para o Dachshund

Pode ser surpresa para algumas pessoas, mas o Dachshund é um cãozinho que demanda certos cuidados nutricionais — e muito disso por conta de sua pré-disposição para a obesidade. Com isso, aqueles petiscos gordurosos e de baixo valor nutricional não são recomendados. Tampouco, as comidinhas que comemos e eles pedem insistentemente.

A saúde e os problemas mais frequentes nessa raça de cachorro

No geral, podemos apontar que o Dachshund é uma raça com poucos problemas de saúde. Um ponto de atenção, no entanto, diz respeito à sua própria estrutura física me, por isso, o excesso de escadas pode causar uma série de problemas em suas pernas.

Não apenas nelas: o corpo longo, associado às pernas curtas, também pode trazer alguns problemas clínicos na coluna vertebral do companheirinho da casa. Até por isso, uma boa alimentação condiz com a manutenção da qualidade de vida, bem como o cuidado anteriormente citado com escadas.

Vale apontar que, estando acima do peso, o Dachshund também pode desenvolver problemas na coluna. Por isso, a grande atenção com a saúde dele é restrita mais a esses aspectos.

E então, o que achou do Dachshund como futura companhia para o seu lar? Caso queira ficar por dentro de outras dicas, cuidados e orientações para o animal de estimação de sua casa, continue navegando em nosso blog!

Comentários