Cuidados: O que fazer quando seu cão engole algo que não deveria

cuidados-o-que-fazer-quando-seu-cao-engole-algo-que-nao-deveria

Quem nunca chegou em casa e encontrou algo que gostava inteiramente destruído e seu cão olhando para você com cara de culpado? Pois é. Até os cães mais adestrados podem ter momentos de descontrole e ansiedade e acabarem atacando um sofá, uma pilha de revistas ou mesmo a caixa de brinquedos do seu filho.

Embora, em geral, esses acidentes causem apenas frustração e a necessidade de uma faxina, eles escondem um grande perigo: a possibilidade do seu pet acabe engolindo algo que não devia.

Chamados pelos médicos veterinários de corpos estranhos, esses objetos podem trazer sérios danos à saúde do seu cão e, por isso, é importante saber como lidar com a situação o mais rapidamente possível.

 

Por que pode ser perigoso para o seu cão engolir corpos estranhos?

Se seu cão engoliu um objeto pequeno, não tóxico e sem pontas e arestas, é bem possível que o corpo estranho acabe saindo naturalmente do seu sistema digestivo. No entanto, se o objetivo for maior, ele pode causar uma obstrução intestinal, causando uma série de problemas. Caso o corpo estranho tenha pontas ou arestas, ele pode perfurar parte do estômago ou do intestino do seu cão, podendo inclusive levar à morte.

Se o objeto for tóxico, além dos perigos da sua presença física no sistema digestivo do seu cão, ele ainda pode sofrer com as consequências de um envenenamento.

Como saber se seu cão engoliu um objeto que não devia?

Os principais sintomas da ingestão de objetos estranhos são apatia, depressão, falta de apetite, vômito, cólicas, ausência de fezes ou fezes com sangue. Se o objeto for tóxico, seu seu cão pode ter sintomas de envenenamento, como vômitos, salivação excessiva e diarreia.

Meu cão engoliu um corpo estranho: e agora?

Se você percebeu que seu cão está com um objeto impróprio na boca, tente abrir seu maxilar com cuidado para não o machucar, mas de forma firme, e retire o objeto antes que ele engula.

Mas, se ele já tiver engolido o objeto, a orientação é que você o leve o mais rápido possível para um hospital veterinário. Chegando lá, seu cão passará por uma consulta para avaliar seu quadro geral de saúde. Nunca dê laxantes ou induza o seu cão ao vômito, pois esses procedimentos podem piorar ainda mais a condição geral do animal.

É possível que o médico opte por fazer uma radiografia, uma ultrassonografia ou uma endoscopia, dependendo do objeto. O objetivo desses exames é avaliar se o corpo estranho sairá naturalmente, ou se será necessária uma intervenção cirúrgica para sua remoção. Caso o diagnóstico seja esperar o objeto se excretado, ainda sim é preciso acompanhar seu trajeto pelo intestino do seu cão.

Se, além da ingestão, seu cachorro apresentar sintomas de intoxicação, podem ser necessários outros procedimentos, como a lavagem estomacal. No entanto, só um médico veterinário poderá fazer essa avaliação.

Como evitar que seu cão engula corpos estranhos

O primeiro passo é não deixar nenhum objeto impróprio ao alcance do seu cão. Só dê para ele brinquedos especialmente desenhados para cachorros, e que não tenham peças que podem se soltar ou partes pequenas que possam ser engolidas. Caso seu cão tenha o costume de pegar o que não deve, pode valer a pena investir em aulas de adestramento.

Não sabe quais são os sintomas de intoxicação em cães e gatos? Então confira nossa matéria sobre o assunto e aprenda quais são os primeiros socorros mais indicados para cada situação.

Comentários