Como lidar com a intoxicação de cães e gatos

Como lidar com a intoxicação de cães e gatos

A intoxicação de cães e gatos é muito mais comum do que se imagina. Como o organismos dos pets é diferente do nosso, muitas coisas que costumam ser inofensivas para nós podem ser muito prejudiciais para a saúde dos animais, causando sérios problemas de saúde, e até levando ao óbito. No post de hoje vamos falar sobre três causas principais de intoxicação de cães e gatos: a ingestão de chocolate, o contato ou ingestão de plantas e flores venenosas, e a ingestão de venenos para ratos.

Intoxicação de cães por ingestão de chocolate

O doce preferido da humanidade causa um mal danado ao organismo dos cachorros. Isso acontece por causa da presença de substâncias chamadas de metilxantinas que fazem parte da formulação do doce, como a teobromina e a cafeína.

Quando o cão ingere chocolate, as metilxantinas são absorvidas por todo o seu sistema digestivo e se espalham pelo organismo, levando a danos no funcionamento do sistema nervoso central e causando excitação, hipertensão, taquicardia, arritmias, tremores e até convulsões. Os principais sintomas são possíveis de serem absorvidas são vômito, náuseas, diarréia, sede excessiva, maior frequência de urinação e arritmias.

Assim que suspeitar de que seu cão pode ter ingerido qualquer quantidade de chocolate, leve-o a um atendimento veterinário de emergência imediatamente. Se a ingestão tiver ocorrido em menos de três horas, é possível induzir o vômito. Mesmo assim, uma lavagem gástrica é necessária para remover os resíduos de chocolate. Rehidratação, fluidoterapia e medicamentos complementam o tratamento.

Intoxicação de cães e gatos por plantas venenosas

Diversas plantas utilizadas na decoração e em projetos de paisagismo são extremamente tóxicas tanto para cães quanto para gatos. Os sintomas podem variar dependendo da espécie, mas costumam incluir: diarreia, vômito, dermatite, edema, sede excessiva, dificuldades respiratórias, falta de controle motor, salivação e tremores ou espasmos. Se perceber que seu pet pode estar intoxicado pela ingestão de plantas venenosas, recolha a planta ingerida, lave a sua boca com água em abundância e leve-o para um hospital veterinário.

Você pode encontrar a lista das principais plantas tóxicas para cães e gatos nesse post especial aqui.

Intoxicação de cães e gatos por ingestão de veneno de rato

O veneno de rato é ainda uma das maiores causas da morte de cães e gatos nas cidades. Isso acontece porque muitas pessoas misturam o veneno à comida e espalham pelo quintal e áreas externas para atrair os roedores. No entanto, muitas vezes essa combinação acaba por chamar a atenção também dos cães e gatos, que ingerem o veneno, causando um quadro de intoxicação.

A ingestão de veneno para rato causa danos imediatos, como a hemorragia interna. Os sinais são fraqueza, vômito, diarreia, incapacidade motora e salivação. Seu cão ou gato intoxicado deve ser socorrido imediatamente e levado até um hospital veterinário. Lá, os médicos veterinários irão iniciar uma terapia com Vitamina K, além de outras medicações.

Você sabia que o Aedes Aegypti também pode ser o vetor de doenças para o seu pet? Entenda quais os perigos nesse post aqui que publicamos sobre o tema! 

Comentários