Chihuahua: Absolutamente tudo sobre a raça desse cachorro

Será que o Chihuahua é o cão certo para você? Essa raça adapta-se bem a espaços pequenos e pode ser uma boa opção para quem mora em apartamento.

Há quem diga que ele teve sua origem na China e outros, no México. Mas independente disso, é uma das raças mais populares do continente americano e a raça Chihuahua se relaciona muito bem com crianças!

Chihuahua absolutamente tudo sobre a raça desse cachorro

 

Informações da raça Chihuahua

 

Em uma escala de 1 a 10:

 

  • Energia: 10
  • Amizade com estranhos: 3
  • Apego ao dono: 5
  • Guarda: 10
  • Tolerância ao calor: 8
  • Tolerância ao frio: 3

 

Principais características do Chihuahua

 

Além de se caracterizar pela capacidade de adaptação a espaços pequenos, a raça Chihuahua não costuma ter mais de 23 centímetros de altura e o peso fica entre os 500 gramas e 3 quilos. A pelagem pode ser curta e lisa ou alongada e levemente ondulada e as três cores mais comuns são branco, preto e castanho, além da combinação delas.

 

Doenças comuns no Chihuahua

 

No geral, o Chihuahua é uma raça saudável, mas quando tem algum problema de saúde pode ser hipoglicemia, luxação da patela ou estenose pulmonar. A expectativa de vida do Chihuahua varia entre 14 e 18 anos.

 

Banho e tosa no Chihuahua

 

Sensível às mudanças de temperaturas, se for dar banho em seu Chihuahua em casa, use água morna e escolha um local sem correntes de vento. Ele é bem frágil, então, banhos com outros cães devem ser evitados para protegê-los. Apenas os que possuem pelagem mais longa precisam ser tosados periodicamente.

 

Cuidados com os pelos do Chihuahua

 

Se o seu Chihuahua for de pelos curtos, não precisará de muitos cuidados especiais, basta escovar ou passar um pano úmido bem ocasionalmente. Por outro lado, os que possuem pelos longos devem ser escovados diariamente, para que fiquem macios, sedosos e sem nós.

 

Filhote: como cuidar Chihuahua

 

Se você tiver crianças pequenas, tome cuidado para que elas não machuquem o Chihuahua, especialmente quando ele for filhote. Evite mimá-lo demais, corrija-o e tente educá-lo, caso contrário, ele pode adquirir um comportamento mais agressivo. Você pode esperar até a última vacina para dar o primeiro banho, leve-o ao veterinário regularmente e passeie com ele todos os dias.

 

Alimentação do Chihuahua

 

O Chihuahua é pequeno e, por isso, não precisa de muita comida, até por ser geneticamente propenso ao ganho de peso e à obesidade. Mas, para manter a saúde do pet, vale à pena investir em rações de qualidade e ricas em vitaminas. As mais baratas não serão uma boa opção.

 

 

Filhote: como adestrar Chihuahua

 

Essa é uma raça carinhosa e que tende a responder bem ao que lhe é ensinado, especialmente no caso dos filhotes. Mas para isso, é fundamental fazer com que o processo de adestramento seja divertido para o cão! Ele tem bastante energia, então você pode abusar disso ao adestrá-lo, apostando em sessões mais longas e que pareçam uma grande brincadeira. O Chihuahua é fiel ao dono, isso certamente irá ajudar.


Filhote: preço Chihuahua

 

O valor de um Chihuahua filhote pode variar muito! Você não vai encontrar por menos de R$ 1 mil e os mais caros chegam a custar em torno de R$ 8 mil!


 

Comentários