Beagle: Absolutamente tudo sobre a raça desse cachorro

beagle absolutamente tudo sobre a raça bicho maps

Um tipo de cão ideal para apartamentos, devido ao seu pequeno porte, e carismático — tornando-o um dos favoritos da criançada —, o beagle é unanimidade, praticamente. Tudo por conta de sua natural simpatia e disposição plena para brincadeiras.

Com isso, essa raça de origem inglesa tem tudo para ser a companhia ideal. E, para reforçar as certezas de sua decisão, neste post vamos entender quem é o beagle, suas origens e características e, também, os principais cuidados com essa raça tão querida.

Confira, e aprenda, conosco, tudo o que você tem que saber a respeito de um beagle!

A origem do beagle

Oriundo dos hounds ingleses, o beagle pode surpreender os seus tutores quando mostra um apurado faro investigativo — o que torna as brincadeiras de esconder objetos sempre divertida. Mas isso tem explicação: ele foi originariamente utilizado como um cão de caça, para farejar e buscar lebres e até mesmo veados e cervos.

A origem do nome, entretanto, tem mais a ver com o seu porte: uma referência ao seu diminuto tamanho, que foi moldado ao longo dos séculos com o cruzamento entre eles e os galgos. Assim, privilegiou-se a velocidade da espécie, e não a sua estatura.

Já em meados do século 17 a raça moderna de beagle, como conhecemos, era costumeira na Inglaterra. O destaque fica para o ano de 1830, quando o reverendo Phillip Honeywood foi pioneiro na elaboração de um criadouro da raça. Algo que não tardou em proliferar para outras regiões, contribuindo para a sua posterior popularização global.

As características do beagle

O beagle que ganhou destaque europeu e, depois, ao redor do mundo é caracterizado por:

  •         Tamanho pequeno;
  •         Focinho curto, com nariz largo;
  •         Olhos redondos, grandes e escuros;
  •         Pelo liso e curto;
  •         Orelhas compridas;
  •         Prevalência de três cores na pelagem: preto, branco e marrom.

Vale destacar que a cor da pelagem é distinta, formulada em diferentes combinações. Isso traz também boa dose de versatilidade na beleza dessa raça. Além disso, possuem uma saúde relativamente boa, com expectativa de vida em torno de 12 a 15 anos.

Conheça mais a respeito da personalidade do beagle

Embora seja tradicionalmente um cão de caça, o beagle é dotado de uma simpatia sem igual. E, melhor: as características herdadas se converteram em um poderoso olfato que o torna uma inestimável companhia e auxílio fundamental para caçar objetos perdidos.

Além disso, são eternamente joviais e muito enérgicos e inteligentes. Sabem demonstrar suas emoções e não abrem mão de uma boa sessão de mimos e carinhos.

Fica como pontos de atenção a sua tendência a travessuras — especialmente, quando filhotes. Embora pareçam tranquilos, quando não são bem disciplinados podem ser comparados a pequenos tornados no interior da casa se deixados sozinhos.

Além disso, toda essa energia deve ser amplamente compensada. Por isso, uma boa rotina de passeios é fundamental — caso não consiga, convém analisar a contratação dos serviços de dog walkers.

Cuidados específicos com o beagle

Como dissemos, a saúde do beagle, em geral, é ótima. Só que ele não se diferencia tanto assim de outras raças, que possuem condições específicas.

No caso dessa simpática raça podemos destacar os seguintes problemas como os mais comuns:

  •         Epilepsia;
  •         Problemas neurológicos;
  •         Displasia dos quadris;
  •         Disfunções da tireóide.

Para tanto, é sempre importante contar com visitas periódicas ao veterinário — quem sabe, para pensar em uma alimentação especial para o cãozinho. Assim, a saúde do seu beagle estará sob contínuo monitoramente, ajudando na prevenção de qualquer tipo de problema.

E, como estamos falando em evitar problemas, não deixe de conferir também as nossas dicas para um banho e tosa eficiente e tranquilo para os seus animais!

Comentários