Você já ouviu falar de acupuntura veterinária?

Você já ouviu falar de acupuntura veterinária

A acupuntura é uma técnica milenar chinesa que pode ser utilizada para tratar os mais diversos males que acometem a saúde, tanto do nosso organismo quanto dos nossos pets. Essa terapia se baseia na pressão, por meio de agulhas, de alguns pontos específicos do corpo de cães e gatos para tratar doenças ou amenizar sintomas. Esses pontos foram mapeados pela cultura chinesa de forma que é possível saber hoje exatamente quais são os pontos que aliviam os mais diversos problemas de saúde existentes.

Conheça os benefícios da acupuntura veterinária

A acupuntura veterinária é excelente tanto para tratar como para prevenir doenças dos mais diversos tipos. Essa terapia é fantástica para diminuição de dores, reabilitação motora e tonificação e/ou relaxamento muscular. Além disso, é indicada para cães e gatos de todos os portes, idades ou sexo, não causa dor e não possui nenhum efeito colateral, nem apresenta reações adversas.

Ou seja, além de não possuir absolutamente nenhuma contra-indicação, é um tratamento natural e não-invasivo.

Quando pode ser necessário uma terapia com acupuntura veterinária em meu pet?

Se seu pet possui alguma doença crônica ou está com algum problema de saúde que não têm apresentado melhora com os tratamentos convencionais, ou quando ele está muito debilitado para passar por cirurgias, ou mesmo sofre de dores e condições degenerativas, a acupuntura veterinária é altamente indicada. Além disso, ela pode ser utilizada como terapia complementar, ou seja, ser aplicada junto com outros tratamentos e medicações, de forma a diminuir sintomas, dores e enjoos.

Além disso, a terapia com a acupuntura veterinária é muito indicada em casos de paralisia, questões neurológicas ou problemas no aparelho locomotor. Muitos cães e gatos que por problemas diversos acabam tendo paralisia parcial ou mesmo sequelas neurológicas, chegam a se reabilitar de forma extraordinária quando recebem o tratamento com acupuntura veterinária.

Em alguns casos de distúrbios de comportamento e emocionais, como pets traumatizados, deprimidos, agressivos ou mesmo agitados, a acupuntura veterinária também é indicada e apresenta excelentes resultados.

Com é o tratamento realizado com acupuntura veterinária?

Nós seres humanos somos muito mais sensíveis à ideia de agulhas do que cães e gatos. Por isso, como não sabem do que se trata e não sentem medo da aplicação, os pets relaxam bastante durante as sessões de acupuntura veterinária e, muitas vezes, chegam até a dormir.

O médico veterinário especializado em acupuntura vai prescrever o tratamento indicando quantas sessões podem ser necessárias e a sua duração. Em média, as sessões duram de 20 a 40 minutos e podem ser feitas uma ou duas vezes por semana.

 People and Pets Conheça o caso Lili, uma dachshund de 7 anos mascote da loja People and Pets que está em tratamento usando a acupuntura como complemento alternativo.

 

 

 

 

O inverno traz alguns desafios para a saúde dos nossos pets. Descubra quais são os principais cuidados que devemos ter com cães e gatos nessa época do ano em nosso artigo especial sobre o tema.

Comentários