7 curiosidades sobre hamsters

Hamster

Os hamsters são os pets mais comuns no Japão e possuem um número bastante expressivo de fãs também aqui no Brasil. Por serem considerados pets um tanto quanto exóticos, muita gente desconhece os hábitos desses adoráveis bichinhos e têm muitas dúvidas sobre seu comportamento.

Por isso resolvemos trazer no post de hoje 7 curiosidades para você conhecer um pouco mais sobre os hamsters de estimação!

7 curiosidades sobre hamsters que você precisa saber

1. Os hamsters são roedores, assim como os ratos, os esquilos e os coelhos

Isso significa que eles roem os alimentos ao invés de mastigá-los. Por isso possuem os dois dentes incisivos que crescem constantemente e, para aparar seu crescimento, eles precisam roer, roer e roer.  E para quem tinha a dúvida: os hamsters são descendentes de esquilos, e não de ratos, como se diz por aí, e seu país de origem principal é a Síria.

2. Os hamsters são animais com uma visão bastante ruim e se orientam principalmente pelas sombras

Consequentemente, os hamsters não possuem uma noção boa de profundidade e podem se acidentar correndo em cima de móveis altos e pulando entre eles. Não é à toa que eles se assustam muito facilmente quando alguém se aproxima deles muito rápido. Como eles costumam reconhecer as pessoas pelo cheiro, demoram um pouco para perceber quem é que está chegando. Outra dica importante é nunca comprar gaiolas arredondadas, já que a ausência de sombras vai atrapalhar bastante a orientação dos hamsters, deixando-os confusos e estressados.

3. Hamsters são animais noturnos

E seus picos de atividade acontecem ao anoitecer e ao amanhecer. Se você brincar bastante e estimular o seu hamster a fazer exercícios físicos todos os dias, eles podem adaptar o seu horário a uma rotina mais próxima da sua.

4. Hamster são esportistas

Os hamsters podem correr de 8 a 10 km por dia. Por isso é importante que a gaiola do seu pet seja recheada com rodas, túneis, escadas e outros acessórios que estimulem o exercício físico e mental. Tirá-lo da gaiola também é uma excelente opção, desde que seus passeios pela casa sejam supervisionados e que todas as frestas sejam cobertas para evitar que ele fuja.

5. Existem hamsters selvagens

Sim! Principalmente em regiões semi-desertas da África e da Ásia. No entanto, hamsters selvagens são encontrados também em campos e florestas da Europa, principalmente de sua porção leste.

6. Existem várias espécies diferentes de hamsters

E cada um com suas características específicas, tanto físicas quanto de comportamento. Antes de escolher o hamster ideal para você, é importante estudar cada uma das espécies encontradas no Brasil e quais suas principais qualidades e defeitos. O hamster-sírio é a espécie mais comum domesticada para se tornar um pet.

7. O nome hamster vem da língua Alemã

O nome desse adorado roedor vem da palavra inglesa hamster. Ela, por usa vez, é derivada de uma outra palavra em alemão: hamstern, que significa em tradução livre acumular ou armazenar.  Esse termo se refere à capacidade dos hamsters de guardarem comida em suas grandes bochechas.
Quer acompanhar dicas e orientações de cuidados de pets de todas as espécies? Curta nossa página no Facebook e acompanhe as novidades da Bicho Maps!

Comentários